Moda

Previous Next

O espartilho ajuda a definir a cintura e a criar looks femininos e sensuais; aposte na peça em lingerie para apimentar suas noites

Resultado de imagem para espartilho blusas

Deixar a cintura mais fina e em evidência é o desejo de muitas mulheres desde o século XV. O espartilho surgiu para ajudar nessa tarefa, segundo a consultora de moda Bia Kawasaki.

“Primeiro surgiu o corpete confeccionado com linho e barbatanas de baleia. Em seguida, o espartilho foi tomando formas diversas até se tornar a absurda “linha em S” no século XIX visando empinar o bumbum e sem se preocupar com suas colunas vertebrais.”

Algumas famosas, como Kim Kardashian e Dita Von Tease, usam o espartilho até hoje com a função de treinar a cintura, afiná-la e deixar o bumbum mais empinado.

No entanto, a peça, hoje em dia, vai muito além de um utensílio para deixar a cintura fina e pode ser usada com lingerie e até como uma peça do vestuário feminino.

Duas referências são primordiais para criar um look com o espartilho, conforme explica Bia Kawasaki. Primeiro, Christian Dior e o “new look” em 1947 valorizando um visual mais feminino e acinturado. “Nesta época, o espartilho foi substituído por tecidos elásticos (espandex) que achatavam a cintura ao invés de apertá-las”, explica a consultora. Depois, na década de 90, Madonna usando o espartilho em seu vestuário, para ressaltar suas curvas e sua sensualidade, fazendo a peça se tornar tendência novamente.

Hoje, quem opta por usar o espartilho em seus looks, deseja criar um visual feminino ou um look mais sexy. A opção por peças mais amplas, como saias midis rodadas, cria um look ao estilo “new look”, evidenciando toda a feminilidade da mulher. Já a opção por peças mais justas e sensuais, deixa o visual com o espartilho ao estilo Madonna e super sensual.

Se a intenção é apenas marcar a cintura e disfarçar as gordurinhas, a dica que Bia dá é usar cintas embaixo de peças justas. “Indico para as minhas clientes usarem as cintas de compressão sob as peças de roupas com modelagens mais ajustadas. Isso evita marcar gordurinhas indesejáveis”, reforça.

Looks das blogueiras com corpete

Abaixo, uma galeria com looks de blogueiras para te inspirar a usar o espartilho. Veja qual estilo combina mais com o seu e passe a adotar a peça no seu dia a dia.

 

Espartilhos para turbinar a sua lingerie

Criar um clima ultra sensual, evidenciar as curvas e trazer delicadeza à sua lingerie, essa é a proposta do espartilho como lingerie. Escolha usar a peça em um momento especial e saia do tradicional calcinha e sutiã. O espartilho, além de ajudar a afinar a cintura, também evidencia os seios e traz mais sensualidade às suas curvas.

Espartilho para waist training

O waist training, ou treino de cintura, é uma maneira de afinar a cintura usando o espartilho para esta função. Adotado e popularizado pelas irmãs Kardashians, o waist training consiste no uso regular de um corpete específico que promete diminuir medidas e modelar o corpo, deixando a cintura fina.

Foto: Getty Images

O espartilho é feito de um material resistente como o látex e sua função é comprimir a região do abdômen, como isso, a pessoa que o utilizar irá comer menos, além de diminuir a curva da cintura. Quanto mais tempo for usado, maior será a curva que ele criará em seu corpo.

Os resultados são comprovados, no entanto, conforme afirma o fisioterapeuta Thyago Lopes Araújo, o espartilho afina a cintura de uma maneira totalmente forçada e prejudicial a saúde. “Como o corpo é adaptável, a pressão exercida pelo espartilho acaba causando alterações na estrutura óssea, principalmente na região das costelas.Também pode causar problemas circulatórios na região pela mesma pressão exercida na pele, diminuindo o aporte sanguíneo do local.”

Outro problema que o espartilho apertado pode causar é a compressão dos órgãos da região abdominal. “A peça altera o movimento peristáltico do sistema digestório, que é o movimento sutil e natural que ocorre durante a digestão, absorção de nutrientes e eliminação das fezes. O uso do espartilho também enfraquece a musculatura abdominal e estabilizadora da coluna, podendo causar dores e até fraturas e lesões discais”, reitera o fisioterapeuta.

Além de causar alterações na estrutura óssea, problemas circulatórios, compressão dos órgãos abdominais e problemas na coluna, o waist training pode também prejudicar o diafragma. “O principal músculo respiratório ao contrair vai em direção ao abdômen para expandir os pulmões. Com essa pressão exercida pelo espartilho no abdômen, o músculo fará mais esforço e não conseguirá expandir completamente”, explica Thyago.

Outras formas de afinar a cintura

Foto: Getty Images

O uso exagerado do waist training pode causar muitos danos a saúde e, por isso, a sugestão é aderir a outros métodos para diminuir medidas e afinar a cintura. Conforme detalha o fisioterapeuta, o exercício físico queima gordura do corpo, deixando a cintura mais fina naturalmente.

A mudança na alimentação também é fundamental para perder medidas nesta região. Evitar frituras, alimentos altamente gordurosos, refrigerantes e dar preferência a frutas e verduras ajudam a perder peso e, como consequência, diminuir a cintura.

O pilates também é outra forma de ajudar a afinar a cintura de modo mais natural. “A fraqueza da musculatura abdominal, principalmente musculatura transversa e oblíqua (não só o reto do abdômen), causam a impressão de um alargamento da região abdominal, pois são esses músculos que sustentam os órgãos do abdômen. Esses músculos são ativados em diversos movimentos, seja esportivos quanto cotidianos, e para fortalecê-los usamos exercícios que trabalham o CORE, como o pilates”, declara o fisioterapeuta.

Existem muitos exercícios que você pode praticar em casa ou na academia e que também auxiliam na diminuição da região do abdômen e na definição da cintura. 

Se você quer uma cintura fina, vale a pena conquistá-la com alimentação correta e com exercícios. É saudável, não vai prejudicar sua coluna nem o funcionamento do seu sistema digestivo.

E caso queira dar um toque mais sensual aos seus looks, aposte no corpete tipo blusa para compor um visual mais sexy e feminino.

Dica de Mulher