Moda

Previous Next

Mais do que amor ou ódio, o uso das sandálias birken é uma questão de combinar as peças certas.

 

 

 

Apesar de algumas fashionistas torcerem o nariz até mesmo ao ouvir o nome dessas sandálias, comparando-as aos Crocs e chamando-as de “sapatinhos feios” ou “chinelinhos de hippie”, as birken (de Birkenstock, nome do modelo original alemão) estão nas vitrines e conquistam a cada dia mais admiradoras, especialmente pelo seu conforto.

Sua aparência é bastante rude, mas intencionalmente: o objetivo é que seja despojada e que mesmo quando produzida a partir de materiais mais sofisticados ou enfeitada com glitter ou strass, não deixe de ter uma aparência esportiva, capaz de quebrar um pouco a seriedade ou o romantismo de qualquer look. É como se ela fosse o coturno das sandálias.

A birken se encaixa em um estilo chamado lá fora denormcore, que é fundamentalmente uma tendência que prioriza a simplicidade e o conforto acima de qualquer questão de estilo e beleza.

E, com esse fim, tem sido combinada com todos os tipos de roupa, saias, shorts, vestidos curtos e longos, calças jeans e de alfaiataria, etc., geralmente buscando uma combinação contraditória entre o look e o calçado (mas não se preocupe: a birken é democrática, use-a como preferir).

Nesse sentido, Danyla Borobia, personal stylist e diretora da consultoria Divã do Estilo, aponta que “fazer o contraponto é o pulo do gato, portanto, se o look for todo formal, feminino ou até com uma pegada mais rock and roll e usar um item do vestuário com uma pegada mais normcore (birken) a mulher irá parecer antenada”.

Segundo Danyla, “a única restrição é no universo empresarial. Algumas empresas não permitem, pois possuem um dress code mais rígido, então antes de usar é bom dar uma conferida com o pessoal do RH.”

Já em relação a tipos físicos, a personal stylist afirma que não existe qualquer restrição, mas que há alguns truques que podem ser utilizados para equilibrar a silhueta:

“Para as pernas curtinhas, grossas e mulheres com sobrepeso, o melhor é compor com shorts, saias e vestidos mais curtos e usar a birken em uma cor mais neutra, como o nude, assim a silhueta ficará mais alongada. Uma boa saia midi com a cintura marcada alta também auxilia a equilibrar esses tipos de silhuetas. Os jumpsuits (famosos macacões) nas cores mais escuras dão a sensação de silhueta mais alongada e mais magra, e ficam super atuais quando compostos com a birken. Outro truque fácil é sempre dar destaque ao rosto da mulher. Colocar um decote mais profundo, usar um colar chamativo ou um lenço pode render alguns centímetros a mais na altura. O mais importante é que a mulher se sinta bem com o look.”

Confira a seguir como você pode combinar suas birkens e usá-las no dia a dia.

Com saia

Segundo Danyla Borobia, “itens como as saias, shorts e vestidos são ótimos para compor looks com esse tipo de sandália, pois ela é do universo informal, esportivo e nada sexy, mas quando composta com peças femininas deixam o visual mais equilibrado. Para ficar super moderna e feminina, o bacana é usar saias e shorts com cintura marcada alta. As saias plissadas e trompete são uma ótima opção”.

Com vestido

Em relação à combinação com vestidos, a personal stylist ressalta que as melhores combinações são feitas com vestidos de “tecidos fluidos e estampas florais que deixam o look com um perfume de verão”.

Com jeans

Apesar de as blogueiras que adotarem mais frequentemente a combinação da birken com calças boyfriend, Danyla afirma que “as calças mais justas como as skinny são uma ótima pedida”.

Com calças fluidas/de alfaiataria

Outra combinação muito comum para se fazer com a birken é com calças de tecidos mais fluidos, ou de alfaiataria, que são um pouco mais elegantes. Danyla Borobia dá a dica, dizendo que “para um look mais sofisticado e arrojado, compor a birken com uma calça de alfaiataria e um maxi colar”.

Com shorts

A combinação de birken com shorts é uma das mais intuitivas e despojadas. O jeans destroyed, “destruidinho”, é o mais usado entre as blogueiras, geralmente combinado com caminas. Porém, nada impede que se combine a birken com shortinhos de alfaiataria, esportivos, ou de tecido mais leve e fluido.

Com macaquinho

A combinação da birken com macaquinho ou jumpsuit não é a mais fácil de encontrar entre as blogueiras, mas rende looks bonitos, com cara de “roupa para passear no fim de semana”